INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS E TECNOLÓGIAS DO PARÁ
DISCIPLINAS: Didática para o Ensino da Computação
ALUNA: Cledinalva Ferreira dos Santos.
RESENHA DO FILME ESCOLA DA VIDA
De acordo com o filme Escola da Vida conta uma história que busca uma visão mais estimulada, que trás vários recursos que são utilizados na educação, mostrando os métodos e comportamento que são utilizadas nas instituições.
O filme faz um relato de várias metodologias que são utilizadas pelos os educadores. Porém alguns professores não tinham muito tempo para planejar sua aula, então os alunos ficavam desmotivados diante da repetição, da rotina e de falta de planejamento do professor. Esse filme faz várias comparações entre professores que aplicava diferentes metodologias na sala de aula. Essa escola formava uma equipe de professores mais apena um que fez a diferença nessa instituição professor Sr D. Percebemos que os demais professores não conseguia administrar suas aulas por usar um método que a turma não conseguia aprender, a aula se tornava cansativa e os alunos não se interagia na disciplina. Mais o professor Sr D buscava metodologias mais atraentes em busca da atenção dos educando, utilizando nos seus recursos para estimular o raciocínio dos alunos, instigá-los a emitir opiniões próprias sobre o que aprenderam fazê-los ligar conteúdos ou eventos do cotidiano para construir novos conhecimentos, o que não ocorre com as demais aulas, em que os educando tenta repassar a idéia de que somente eles são dono da verdade, em que o aluno não pode ser sujeito da construção e transformação de sua realidade.
O filme nos faz refletir, sobre a educação brasileira de modo geral, que deve-se sempre ir a busca de novos conhecimentos para que se obtenha um ensino de qualidade. Sabe-se que não é função do professor transmitir o conhecimento ao aluno, no sentido de repassar e dar a ele o que se sabe. Sua função é criar condições para o aluno construir conhecimentos, desafiando – o e descobrindo com ele.
Segundo Moran (2000) propõe que um dos eixos das mudanças na educação passa pela sua transformação em um processo de comunicação autêntica e aberta entre professores e alunos, principalmente, incluindo também administradores, funcionários e a comunidade, notadamente os pais. Só vale apena ser educador dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo vivencional
O filme mostra a nossa realidade quando o professor se encontra desvalorizado até pelos próprios responsáveis pela educação . O professor não é valorizado, e nem reconhecido por sua árdua e importante, ou seja, colaborar na formação da personalidade de seus alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário