quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011


DEAR, William. A escola da Vida

RESENHA

O autor do filme A Escola da Vida é William Dear. O filme apresenta uma abordagem sobre os métodos de ensino utilizado por uma instituição de escolar, onde os professores estavam moldados a uma educação ultrapassada. Durante o desfecho do filme, William mostrou claramente como o conhecimento deveria ser transmitido. O professor Michael (professor D) desenvolveu técnicas dinâmicas, mostrando a todos os integrantes desta instituição de ensino que seu prazer é lecionar buscando estimular o desejo de saber dos alunos. O mesmo costumava dizer “não temos muito tempo”. Neste caso tempo era preciosidade.
O filme retrata diferentes metodologias utilizadas pelos professores. Alguns professores estão bitolados ao ensino tradicional, e isso causa uma espécie de desinteresse por parte dos alunos, muitas vezes são obrigados a assistir aulas de professores que impõe um método de ensino mecanizado, onde tem que memorizar aquilo que lhes é passado como conhecimento. Outros usam métodos inovadores estimulando o aprender, desta forma os educandos desenvolvem suas habilidades de forma satisfatória e eficaz, pois as aulas são dinamizadas de acordo com a realidade. Isso faz com que o aluno mostre interesse pelo assunto abordado e desta forma consegue absorver tudo que lhes foi ensinado.
O filme é uma obra importante, pois nos permite pensar e repensar nossa prática diária, oferecendo uma crítica construtiva que contribui com o nosso ensino e aprendizado. Pensar em mudanças e renovar nossos conceitos de docentes e vivenciar uma educação construtora e produtora de conhecimentos.
Percebe-se que o autor teve como objetivo abordar os métodos de ensino utilizado por algumas instituições de escolar. Assim, William contribui para que se reflita sobre as metodologias utilizadas em salas de aula, para que se tenha uma educação inovadora que permita ao aluno a produzir e construir seus conhecimentos. Este filme está destinado a professore e alunos, que acreditam que a educação abre um leque de possibilidades para a formação do indivíduo.
Durante o período das aulas de didática foram abertas diversas discussões sobre o conceito de didática. Falou-se sobre o ensino e a aprendizagem, além de outros assuntos relacionados com a disciplina. No dia 14 de janeiro de 2011, houve uma discussão ampla em forma de seminários, onde problematizou-se os tipos de professores, aos quais tem a semelhança com os professores que estão presentes no filme “A Escola da Vida”.
Foi discutido a forma de ensinar do Professor “A”, aquele que trabalha os três turnos e não consegue encontrar tempo para se planejar. Desta forma todos os dias utiliza o livro didático, para ler o texto e responder os exercícios. Os Alunos do professor “A”, estão cada vez mais desmotivados, cansados daquela rotina, e isso causa a falta de estímulo e interesse dos educandos.
Falou-se também do professor “B”, aquele que se prepara, todos os dias tem algo novo para mostrar aos alunos, trabalha de forma dinamizada, buscando incentivar cada vez mais a buscar novos conhecimentos. O professor “B” é semelhante ao professor “D” do filme.
Analisando cada parte do filme percebe-se que não é muito difícil para fazer o diferente. O professor “D”, conseguiu semear sementes, agora vamos semear a nossa. Para a educação ser transformada depende do esforço e vontade de cada um de nós.

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