quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011


Olá!
O lixo está nos matando!
Vamos fazer alguma coisa ao nosso redor!
LIMPEZA!
Um projeto de salvar o planeta.

Escola limpa...


Olá! Estamos também trabalhando na limpeza....


Jogue lixo no lixo,
não jogue nada no chão.
Vamos fazer nossa escola,
brilhar com educação!

Vamos se dedicar a este compromisso de todos!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Aluno: Gilcivaldo Duarte Gama Email:
civaldogama@hotmail.com
RESENHA SOBRE A ESCOLA DA VIDA

O filme intitulado “Escola da vida” é uma estória de dois professores que que passam a competir entre si, comparando o modo de ensinar entre dois educadores, um é como a maioria, que apenas transmite conteúdos. De outro um professor idealista que vê além do tradicional, e com essa visão se expressa de um modo que assusta aqueles conservadores de uma educação milenar e sem significado. O professor Michael D’Angelo,mais conhecido como Sr. D. que veio substituir o professor de História dá um show em suas aulas elas são mais dinâmicas causando espanto a quem vê. Sabe o nome de seus alunos antes mesmo de conhecê-los, não ensina por obrigação, mas pelo amor a vida, as futuras vidas daqueles que um dia o terão como espelho, No filme retrata ainda que o professor Matt Warner sentindo-se ameaçado passa a competir obsessivamente com o popular professor Michael D’Angelo que inova as aulas, não restringindo ao simples mundo da sala de aula, porém, produz cenário e faz com que seus alunos envolvam na aprendizagem. O modo de tratar seus alunos é fascinante porque os respeita como indivíduos capazes. No filme o professor "D" conquistou seus alunos que passaram a estimá-lo, juntamente com professores que também o admiravam e seus exemplos mostraram que qualquer hora é hora de mudar. Esse filme tem como objetivo nos levar a uma reflexão mais profunda diante desse modelo arcaico de ensinar em pleno século XXI, nos ensina também que nos professores devemos adotar uma outra postura ou seja devemos seguir o modelo de ensinar do professor “D”

“A importância da reforma dos sistemas educativos é apontada pelas organizações internacionais como uma prioridade na preparação dos cidadãos para essa sociedade pós-moderna. Não é à toa que a introdução das novas tecnologias digitais na educação apresentou mudanças para a dinâmica social, cultural e tecnológica.” (autor desconhecido)

Interessante

Algo realmente interessante e estranho... Este ano vamos experimentar 4 datas incomuns: 1/1/11,
11/1/11
1/11/11
11/11/11
E tem mais! Agora vão descobrir, pegue os 2 ultimos digitos do ano que vc nasceu+ a idade q vc vai ter este ano que será igual a 111 p/ todos. Alguem explica isso?

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COMPUTADORES E SOCIEDADE

HISTÓRIA DA INTERNET

Resenha a Escola da Vida.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIAS E TECNOLÓGIAS DO PARÁ

DISCIPLINAS: Didática para o Ensino da Computação

ALUNA: Cledinalva Ferreira dos Santos.

RESENHA DO FILME ESCOLA DA VIDA

De acordo com o filme Escola da Vida conta uma história que busca uma visão mais estimulada, que trás vários recursos que são utilizados na educação, mostrando os métodos e comportamento que são utilizadas nas instituições.

O filme faz um relato de várias metodologias que são utilizadas pelos os educadores. Porém alguns professores não tinham muito tempo para planejar sua aula, então os alunos ficavam desmotivados diante da repetição, da rotina e de falta de planejamento do professor. Esse filme faz várias comparações entre professores que aplicava diferentes metodologias na sala de aula. Essa escola formava uma equipe de professores mais apena um que fez a diferença nessa instituição professor Sr D. Percebemos que os demais professores não conseguia administrar suas aulas por usar um método que a turma não conseguia aprender, a aula se tornava cansativa e os alunos não se interagia na disciplina. Mais o professor Sr D buscava metodologias mais atraentes em busca da atenção dos educando, utilizando nos seus recursos para estimular o raciocínio dos alunos, instigá-los a emitir opiniões próprias sobre o que aprenderam fazê-los ligar conteúdos ou eventos do cotidiano para construir novos conhecimentos, o que não ocorre com as demais aulas, em que os educando tenta repassar a idéia de que somente eles são dono da verdade, em que o aluno não pode ser sujeito da construção e transformação de sua realidade.

O filme nos faz refletir, sobre a educação brasileira de modo geral, que deve-se sempre ir a busca de novos conhecimentos para que se obtenha um ensino de qualidade. Sabe-se que não é função do professor transmitir o conhecimento ao aluno, no sentido de repassar e dar a ele o que se sabe. Sua função é criar condições para o aluno construir conhecimentos, desafiando – o e descobrindo com ele.

Segundo Moran (2000) propõe que um dos eixos das mudanças na educação passa pela sua transformação em um processo de comunicação autêntica e aberta entre professores e alunos, principalmente, incluindo também administradores, funcionários e a comunidade, notadamente os pais. Só vale apena ser educador dentro de um contexto comunicacional participativo, interativo vivencional

O filme mostra a nossa realidade quando o professor se encontra desvalorizado até pelos próprios responsáveis pela educação . O professor não é valorizado, e nem reconhecido por sua árdua e importante, ou seja, colaborar na formação da personalidade de seus alunos.


DEAR, William. A escola da Vida

RESENHA

O autor do filme A Escola da Vida é William Dear. O filme apresenta uma abordagem sobre os métodos de ensino utilizado por uma instituição de escolar, onde os professores estavam moldados a uma educação ultrapassada. Durante o desfecho do filme, William mostrou claramente como o conhecimento deveria ser transmitido. O professor Michael (professor D) desenvolveu técnicas dinâmicas, mostrando a todos os integrantes desta instituição de ensino que seu prazer é lecionar buscando estimular o desejo de saber dos alunos. O mesmo costumava dizer “não temos muito tempo”. Neste caso tempo era preciosidade.
O filme retrata diferentes metodologias utilizadas pelos professores. Alguns professores estão bitolados ao ensino tradicional, e isso causa uma espécie de desinteresse por parte dos alunos, muitas vezes são obrigados a assistir aulas de professores que impõe um método de ensino mecanizado, onde tem que memorizar aquilo que lhes é passado como conhecimento. Outros usam métodos inovadores estimulando o aprender, desta forma os educandos desenvolvem suas habilidades de forma satisfatória e eficaz, pois as aulas são dinamizadas de acordo com a realidade. Isso faz com que o aluno mostre interesse pelo assunto abordado e desta forma consegue absorver tudo que lhes foi ensinado.
O filme é uma obra importante, pois nos permite pensar e repensar nossa prática diária, oferecendo uma crítica construtiva que contribui com o nosso ensino e aprendizado. Pensar em mudanças e renovar nossos conceitos de docentes e vivenciar uma educação construtora e produtora de conhecimentos.
Percebe-se que o autor teve como objetivo abordar os métodos de ensino utilizado por algumas instituições de escolar. Assim, William contribui para que se reflita sobre as metodologias utilizadas em salas de aula, para que se tenha uma educação inovadora que permita ao aluno a produzir e construir seus conhecimentos. Este filme está destinado a professore e alunos, que acreditam que a educação abre um leque de possibilidades para a formação do indivíduo.
Durante o período das aulas de didática foram abertas diversas discussões sobre o conceito de didática. Falou-se sobre o ensino e a aprendizagem, além de outros assuntos relacionados com a disciplina. No dia 14 de janeiro de 2011, houve uma discussão ampla em forma de seminários, onde problematizou-se os tipos de professores, aos quais tem a semelhança com os professores que estão presentes no filme “A Escola da Vida”.
Foi discutido a forma de ensinar do Professor “A”, aquele que trabalha os três turnos e não consegue encontrar tempo para se planejar. Desta forma todos os dias utiliza o livro didático, para ler o texto e responder os exercícios. Os Alunos do professor “A”, estão cada vez mais desmotivados, cansados daquela rotina, e isso causa a falta de estímulo e interesse dos educandos.
Falou-se também do professor “B”, aquele que se prepara, todos os dias tem algo novo para mostrar aos alunos, trabalha de forma dinamizada, buscando incentivar cada vez mais a buscar novos conhecimentos. O professor “B” é semelhante ao professor “D” do filme.
Analisando cada parte do filme percebe-se que não é muito difícil para fazer o diferente. O professor “D”, conseguiu semear sementes, agora vamos semear a nossa. Para a educação ser transformada depende do esforço e vontade de cada um de nós.

RESENHA SOBRE O FILME “ESCOLA DA VIDA”

Marta Gonçalves Carneiro da Silva
EMEF. Dr. Octacílio Lino
Professora do Laboratório de Informática
martag-carneiro@hotmail.com

O filme retrata a atuação de um professor de história que revolucionou uma escola com sua metodologia pedagógica inovadora, e provocou mudanças no pensamento de todos os segmentos da escola.
O professor de história Michael, popularmente chamado de Sr. D. começa a trabalhar numa escola onde alguns professores utilizavam metodologias de ensino que não motivavam os alunos ao aprendizado, não contribuíam para que os alunos se sentissem produtivos. Os alunos já estavam enfadados com as mesmas aulas, os mesmos discursos. Até que surge o Sr. D. que já em suas primeiras palavras de apresentação na escola, conquistou o alunado, pois suas expressões eram de fato incentivadoras e levava em consideração a vivência dos alunos. A principio, ele causou também, repulsa e inveja nos colegas professores, que ficaram impressionados com o seu poder de conquista.
Sua atuação criativa como professor de história foi motivo de comentário dos demais professores que gradativamente começaram a perceber e reconhecer que alguma coisa estava errada com suas práticas. Então, começaram a ter consciência que precisavam ser mais criativos em suas aulas, pois, o Sr. D. já estava tomando espaço e já era o favorito dos alunos, porque era solidário, se envolvia com os alunos, dando-lhes atenção, incentivando-os em pequenas coisas que para eles significavam muito. Sobre suas aulas os alunos diziam: “É um mistério que a turma toda tem que resolver”. Isso significa, que ele dava ao aluno a oportunidade de participar ativamente das aulas, construindo e reconstruindo saberes para expandir seus conhecimentos.
Assim, observando o desempenho do professor de história, outros professores passaram a atuar de forma diferente. O professor de Biologia, Sr. Mett, que antes tinha aversão ao Sr. D. agora torna-se seu admirador e descobre que ele está muito doente. A partir daí o querido professor de história sai de cena, mas o seu ideal continuou naquela escola. Todos passaram a atuar de maneira diferenciada. Os alunos passaram a gostar dos outros professores e melhorou o relacionamento professor aluno.
Em suas frases “fazer valer cada momento”, “o tempo é valioso”, ficou marcada na mente de cada um. Ele ensinou não só os alunos, mas também os professores uma vez que serviu de inspiração para que a mudança ocorresse naquela instituição. Ensinou que aprendemos uns com os outros, que precisamos redefinir nossas metodologias, crê em nós mesmos, não ter medo e arriscar com o intuito de conseguir alcançar o que deseja.

Referências Bibliográficas

FILME: Escola da vida

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Nova tecnologia na escola...

Leiam uma poesia de um professor de São Paulo sobre a chegada de copmputadores na escola dele:
"É, Ele chegou... Êh, Ele chegou! Os computadores chegaram a minha escola. O que pretendo fazer agora? Logicamente, não posso ir embora... Nem posso deichá-lo esquecido numa escola. Como adoro jogar futebol, tenho que tratâ-lo como se fosse uma bola. E ter como objetivo final: o gol! Se o gol é a alegria do futibol, a cura da dor..., está atualmente, no computador! Assim, mi desperto, mas não espero. A ordem do dia é: tecnologia. O que pretendo fazer agora? Farei como Vandré: Não esperarei acontecer. A hora é agora... E irei utilizá-lo a toda hora." (Ayrtinho).
Melhor não fugir do computador na escola, mas acolher Ele com a boa vontade e responsabilidade educacional.

Principios Básicos do Planejamento

Planejamento...

Conjunto de planejamentos.
1. PPP (projeto político pedagógico)
2. Plano de Ensino.
3. Plano de Aula.
Considerações
Nada pode ser planejado isoladamente
Envolve todo contexto da escola e comunidade.
É ser um auxilio na tomada de decisões.
Define no PPP o rumo que a escola vai percorrer.
Comprometido com a formação do cidadão.
Cada escola tem uma identidade definida pelo seu PPP.


PPP porquê?

Projeto
São ações que serão pensadas, elaboradas, avaliadas e executadas a longo, médio e curto prazo.
Político
Definição de Veiga 1996 (“todo projeto é também projeto político, por que estar intimamente articulado ao compromisso sócio político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária.., com os interesses reais e coletivos da população majoritária.)
Características

- Participativa
- Promover
- Instrumento de ação política
- Formação do Profissional
- Relação de Docente
- Acervo da Biblioteca
- Infra - estrutura
- Necessidades e interesses do aluno
- Interdiscplinalidade promoção de integração de vários conteúdos.
- Transversalidade, relacionar o conhecimento escolar com o conhecimento empírico.
- Contextualização, articulação entre a teoria e pratica.



Autoria:
Turma do Parfor\ Licenciatura em Computação 2010 :^^

QUAL A IMPORTANCIA DO PLANEJAMENTO ????
PORQUE PLANEJAR?
PARA QUÊ???????
TEMOS QUE TER CONHECIMENTO DE TUDO ISSO,DETALHE NÃO PLANEJAR ISOLADAMENTE.
ROSANGELA TEIXEIRA
so sei que nada sei quanto mais penso que sei nada sei em fim,vamos tirá férias?

Nhapaiê

em uma manhã normal como todas outras para turma do parfor, o professor marcio entrou na sala e foi hilario..

Maravilhosoooooooooooooo !!!

A importância da didática

A didática é uma discisplina fundamental em qualquer área de licenciatura, pois são bases para o professor desenvolver seus planos de ensino para os alunos alcancarem oa habilidades esperadas em sua vida acadêmica.

olâ amigos

Quero agradecer a cada um por mais uma etapa, e espero que todos continua nessa jornada pois, se e belo ter um objetivo, melhor e luta por ele.Porque quando voce estiver no seu espaço de trabalho, ele será outro porque voçe esta vivendo este momento.

Didática para computação

Aula excelente para o nos professores de licenciatura Plena em Computação, onde aprendemos a arte de ensinar.

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

EM 02/07/2010, FOI A ABERTURA DA TURMA DE COMPUTAÇÃO NA CASA DA CULTURA, EM SEGUIDA A PALAVRA FICOU COM O DIRETOR JÚNIOR, PRESENTES TINHA ALGUNS PROFESSORES E ALUNOS ONDE ALGUNS SE PRONUNCIARAM FALANDO DAS PESPECTIVAS DO CURSO E FOI MUITO GRATIFICANTE PRA MIM TUDO ERA NOVO, A ANSIEDADE ERA GRANDE.....AS AULAS INICIARAM DIA 05/07/2010, NA IFPA ESTUDAMOS ATÉ A 1º SEMANA DO MÊS 08, ONDE FICAMOS ESTUDANDO NOS FINAIS DE SEMANA DE 15 EM 15 DIAS, QUE SE ESTENDEU ATÉ 28/11/2010.AGORA EM 2011, ESTAMO0S AQUI NO 2º PERÍODO QUE INICIOU NO DIA 03/01/2011 E TÉRMINO EM 28/02/2011, A CADA DIA A EXPECTATIVA É GRANDE, MAS ESTAMOS AÍ ATÉ O FIM SE DEUS QUISER.... OLHA AÍ PESSOAL JÁ VOU ATUAR NA AREA 200H, NA ESCOLA CARLOS LEÓCARPIO SOARES...